Menu auxiliar

Encontro discute a crítica gastronômica no Rio de Janeiro

qui, 10/09/2015 - 09:06 | Juliana Dias

No dia 17 de setembro, quinta-feira, os apaixonados por gastronomia poderão participar de uma roda de conversa, gratuita, sobre jornalismo gastronômico na FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso).

Com o tema “De Apícius à Danúsia Bárbara: a construção do jornalismo gastronômico no Rio de Janeiro”, o debate terá apresentação da professora do curso de extensão em Jornalismo Gastronômico da FACHA, Juliana Dias, membro da comissão do prêmio Maravilhas RJ e a participação das convidadas Deise Novakoski, sommellière e bartender, consultora da categoria Cachaças do prêmio, e da jornalista Andreia Degmont, editora de mais de 200 livros neste segmento.

Apícius, codinome de Roberto Marinho de Azevedo, foi o primeiro crítico gastronômico no Rio de Janeiro. Da década de 70 a 90 escreveu suas crônicas para o extinto Jornal do Brasil (JB). Já Danúsia Bárbara foi a primeira mulher a fazer jornalismo gastronômico na cidade, assinando matérias sobre comida, com cunho cultural para jornais como O Globo e JB. Foi autora do primeiro guia de restaurantes do Rio, que levava seu nome, editado por 25 anos. Os dois jornalistas contribuíram de forma relevante e significativa para a construção e consolidação do jornalismo gastronômico no Rio e no Brasil e estarão em pauta no debate.

O encontro faz parte da II Semana de Extensão Facha, que acontecerá de 14 a 17 de setembro, e irá reunir diversos eventos gratuitos ao longo da semana, no auditório da faculdade, em Botafogo. A FACHA fica na Rua Muniz Barreto, 51. Mais informações pelos telefones (21) 2102-3165 ou 2102-3184.

Compartilhe:

Deguste as últimas novidades sobre o Maravilhas RJ

Facebook

Instagram

Tags Populares