Menu auxiliar

Flip terá evento dedicado à comida e literatura

qua, 23/07/2014 - 13:13 | Juliana Dias

“Palavras e comida vêm da mesma substância. Elas nascem da mesma mãe, a fome”, assim explica o escritor Rubem Alves, que faleceu no último dia 19 de julho. Ele evidencia a relação intrínseca entre cozinhar e escrever. Pela primeira vez na 12ª Festa Literária de Paraty, que acontece de 30 de julho a 03 de agosto, essa ideia ganha sustância na mostra Cozinhando com Palavras. O evento será realizado na Casa Literária e Gastronômica, uma parceria do Senac e da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Com curadoria do chef André Boccato, a mostra já passou pela Feira do Livro de Frankfurt de 2013 e nas duas últimas edições da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Também estará presente na 23ª Bienal do Livro, que acontecerá de 22 a 31 de agosto. O visitante poderá ter uma experiência intelectual e sensorial com a degustação de menu exclusivo preparado por chefs convidados.

Entre os cozinheiros-escritores estão Renato Freire,com o livro Misturando Sabores – Receitas e harmonização de ervas e especiarias. Freire é consultor/colaborador do prêmio Maravilhas RJ, na categoria Doces e Compotas. A chef  Monica Nery Rangel, de Visconde de Mauá, apresentará o título Interpretações do Gosto. Ambos os livros são publicados pelas editoras SENAC. O banquete de palavras e comida será formado também pelo antropólogo Raul Lody, colunista do site Malagueta, com os livros Farinha de mandioca – O sabor brasileiro e as receitas da Bahia e Bahia bem temperada – Cultura gastronômica e receitas tradicionais; e a historiadora Dolores Freixa com a jornalista Guta Chaves, em Gastronomia no Brasil e no Mundo.

O evento será aberto ao público e terá sessões ao longo do dia, com duração de cerca de uma hora cada. A abertura oficial acontece no dia 30/7, com a participação especial do príncipe Dom João de Orleans e Bragança. Ao fim de cada atividade, os autores participarão de uma rápida sessão de autógrafos. A participação do público acontecerá por ordem de chegada. Além disso, oficinas temáticas de reaproveitamento de alimentos serão oferecidas a profissionais da comunidade local que trabalham com serviços de alimentação.

Serviço:
Cozinhando com Palavras - Casa Literária e Gastronômica Senac/CBL na Flip
Parceria: Senac e CBL
Data: 30/7 a 3/8
Local: Rua da Praia, 31 e 33 – Centro Histórico – Paraty, Rio de Janeiro.

www.editorasenacsp.com.br
www.cbl.org.br

Compartilhe:

Deguste as últimas novidades sobre o Maravilhas RJ

Facebook

Instagram

Tags Populares