Menu auxiliar

Critérios

Início | Oo Premio | Critérios

Critérios

sex, 11/07/2014 - 14:48 | logomotiva

A comissão organizadora do prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro (Maravilhas RJ) estabeleceu os seguintes critérios para a participação:

Critérios Gerais
 
- Produtos e alimentos tradicionalmente cultivados e produzidos no Estado do Rio de Janeiro que utilizem, preferencialmente, práticas agrícolas sustentáveis, e valorizem as dimensões cultural, histórica, econômica e turística de sua região;

- Podem se inscrever empreendedores, agricultores familiares, cooperativas e agroindústrias fluminenses;

- Os candidatos podem concorrer em mais de uma categoria, mas podem inscrever apenas um tipo de produto em cada categoria;

- É necessário que os produtos tenham registro nós órgãos municipais e estaduais para comercialização.

Esses critérios foram baseados no objetivo do concurso, que pretende evidenciar a dimensão cultural da alimentação, considerando o modo de comer uma engrenagem para fortalecer processos sociais e econômicos, tais como o turismo regional, a preservação de patrimônios imateriais e o fomento da economia local.

Critérios Específicos

01. Cafés - Os cafés devem ser cultivados e produzidos no Estado do Rio de Janeiro. Podem concorrer cafés com grãos da variedade arábica ou especiais.
 
02. Cachaças - Cachaça de alambique, com registro e produção no Estado do Rio de Janeiro;
 
03. Cervejas - Cervejas especiais, com especificação por tipo. Podem concorrer microcervejarias com sede produtiva no Estado do Rio de Janeiro.
 
04. Conserva e Patês - Podem concorrer conservas, chutneys e patês produzidos no Estado do Rio de Janeiro por agroindústrias, agricultores familiares, cooperativas.

05. Da água - Pescados de água doce ou salgada e frutos do mar, que sejam tradicionais no Estado do Rio de Janeiro. Podem se inscrever também produtos fabricados com peixes e frutos do mar.
 
06. Da Terra - Alimentos tradicionalmente cultivados e produzidos no Estado do Rio de Janeiro por agroindústrias, agricultores familiares e cooperativas, comercializados frescos ou na forma de produtos (desde que não esteja enquadrado em alguma das outras categorias).
 
07. Doces e Compotas - Doces e compotas tradicionais com sede produtiva no Estado do Rio e que tenha uma boa história para adoçar.

08. Laticínios - Fazendas e fábricas de laticínios com sede produtiva no Estado do Rio de Janeiro que produzam manteiga, iogurte, creme de leite, requeijão.
 
09 - Mel - Apiários com sede produtiva no Estado do Rio de Janeiro.
 
10. Queijos - Queijarias com sede produtiva no Estado do Rio de Janeiro. Não é obrigatório especificar o tipo de queijo. Pode ser a linha de queijos fabricados ou apenas um tipo.

Compartilhe: